O que é escova alisadora e como utilizá-la?

Cada cabelo é único, assim como o gosto de cada mulher sobre cada corte e penteado para si mesma. Ao longo dos anos, combinações de técnicas e produtos foram ampliando as possibilidades do que fazer com os cabelos, e as novidades nunca param de chegar. Com a chegada da escova alisadora ao mercado de eletrodomésticos, existe uma nova opção para quem quer alisar o cabelo sem precisar sair de casa.

Pode-se dizer que a escova alisadora nada mais é do que uma chapinha em forma de escova. Diferente da escova rotatória, porém, ela não modela, e sim apenas alisa de maneira bem rápida.

A escova alisadora é revestida com cerdas finas de plástico que não esquentam, o que protege a raiz do cabelo. No interior da escova ficam as cerdas térmicas, e na extremidade de cada há uma bolinha de borracha, que não adere o calor para proteger o couro cabeludo. Além disso, o formato é o de uma escova normal, o que facilita manuseio e a aderência aos fios.

 

Cuidados a serem tomados

Como e quando utilizar uma escova alisadora

Assim como acontece com a chapinha, a escova alisadora não deve ser usada quando o cabelo estiver molhado, nem em temperaturas muito elevadas. Para se proteger disso, o ideal é usar protetores térmicos. A ideia é usá-la para alisar os fios em dias em que se lava o cabelo pela manhã, mas só se sai mais tarde, ou mesmo quando o cabelo é lavado na noite anterior e já está limpo e seco na manhã seguinte.

Assim como acontece com as chapinhas e secadores, usar a escova em temperaturas altas demais pode causar danos, como deixar o cabelo mais ressecado. Além disso, antes de comprar uma, é importante ressaltar também que os cabelos tendem a não se manterem lisos no dia seguinte, além de o frizz poder aumentar consideravelmente.

Como e quando utilizar uma escova alisadora

 

A primeira coisa a se pensar antes de comprar uma é o tipo natural do seu cabelo. Se o seu cabelo já for liso, por exemplo, o aparelho pode ajudar manter os cabelos lisos com o aspecto mais natural possível. Já se os fios forem ondulados ou cacheados, a escova alisadora pode ser uma aquisição que proporciona resultados práticos com bastante facilidade e eficiência.

O conceito da escova alisadora é ser um aparelho capaz de ir alisando os fios conforme você os penteia. Funciona de forma parecida com a chapinha, mas possui características próprias, principalmente no uso e nos resultados consequentes.

Mesmo que a temperatura seja praticamente a mesma, a funcionalidade é um pouco diferente. Inclusive, normalmente as escovas alisadoras possuem um painel digital que marca a temperatura – que pode chegar a 230 graus em 30 segundos, bem mais rápido do que as pranchas tradicionais.

Para melhorar a eficácia, é possível utilizar escova alisadora em parceria, por exemplo, com a escova modeladora, principalmente para quem quer resultados mais sofisticados para eventos ou ocasiões especiais. No dia a dia, é possível usar para conseguir desde o alisamento mais simples até para facilitar na hora de fazer um rabo-de-cavalo.

Em relação aos resultados, o principal é não esperar um cabelo liso com efeito natural e solto. Embora possua algumas limitações, o efeito que a escova alisadora produz dura bem e difere do que se consegue com uma chapinha comum, além de não requerer nenhuma habilidade especial. Em geral, se usado corretamente, o efeito será o de uma escova feita em casa.

Deixe uma resposta