Saiba com que frequência se deve lavar o cabelo

Uma pergunta frequente que qualquer pessoa que se preocupe com a higiênica capilar faz é: qual a frequência certa de lavar os cabelos usando shampoo e condicionador nos fios? Faz mal usar todos os dias?

Mesmo entre os dermatologista, existem discordâncias sobre o uso do shampoo e a sua frequência de aplicação na hora de lavar o cabelo. O ideal é observar o comportamento do seu couro cabeludo e ajustar a limpeza às suas necessidades.

 

Lavar os cabelos todos os dias é sempre correto?

 

De modo geral, essa dúvida pode ser sanada simplesmente observando as características dos fios e do couro cabeludo. Se for normal ou seco, o mais adequado é lavar o cabelo dia sim, dia não. Se for muito oleoso, por outro lado, ele pode ser lavado todos os dias. Também é bom levar em conta a época do ano: no verão, é normal que se lave com mais frequência do que no inverno.

Além da frequência, o tipo de lavagem também varia de tipo para tipo. Cabelos secos pedem menos lavagens, mas com uma hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos.

No caso de pessoas que pratiquem exercícios físicos diariamente, sofram com transpiração excessiva ou tenham um couro cabeludo muito oleoso, está liberada a lavagem diária, mas há algumas coisas importantes a se levar em consideração. Os shampoos são compostos por detergentes, responsáveis pela limpeza do couro cabelo e dos fios, o que quer dizer que o uso em excesso de shampoo pode causar o ressecamento dos fios (embora existam produtos específicos que podem diminuir os danos).

 

Como lavar o cabelo corretamente

Como lavar o cabelo corretamente

O princípio básico da lavagem do cabelo é simples: limpar o couro cabeludo e hidratar os fios. Para lavar o couro cabeludo, onde a sujeira está sempre concentrada, nunca use as unhas, e sim ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares. Deixar a espuma escorrer pelo fios é mais do que suficiente para que eles fiquem limpos. No caso de cabelos muito compridos ou que foram expostos a fumaça, poeira e outras impurezas, uma lavagem mais profunda nos fios pode ser uma boa ideia.

Alguns especialistas afirmam que o ideal é lavar duas vezes o couro, principalmente no caso de cabelos oleosos. Uma dica importante é não aplicar o shampoo direto na cabeça, mas sim colocar nas mãos e espalhar. Depois, faça o enxágue e repita o procedimento.

 

Só o shampoo é o suficiente?

 

Além do shampoo, é muito comum o uso de condicionadores e, para algumas pessoas, o de máscaras. Diferente do shampoo, você nunca deve aplicar o condicionador ou máscaras diretamente na raiz na hora de lavar os cabelos. Estes produtos são feitos para manter os fios hidratados, com brilho e livres do frizz. Aplicá-los no couro cabeludo pode causar excesso de oleosidade.

No caso dos cabelos compridos é mais fácil memorizar: condicionador e máscara devem ser aplicados sempre da ponta da orelha para baixo. Em relação à frequência, é bom prestar atenção também. O condicionador pode ser usado sempre que o cabelo for lavado, enquanto a máscara só deve ser usada entre uma e três vezes por semana no máximo.

Independente de marcas, uma dica prática em relação aos shampoos estão na sua cor e aparência. Aqueles com aspecto perolado, mais cremoso, são, geralmente, os ideais para lavar os cabelos normais e secos. Já aqueles com aspecto em gel e transparentes são mais adequados para pessoas com couro cabeludo oleoso

Deixe uma resposta